Vivemos em mundo cada vez mais tecnológico, pesquisas recentes mostraram que há mais aparelhos celulares ativos do que habitantes, mas afinal de contas essa tecnologia em sala de aula ajuda ou atrapalha ?
Muitas vezes ao entrar em sala a primeira coisa que o professor pede é para que seus alunos guardem os aparelhos dentro da mochila mas esse pedido é muita vezes em vão, aonde eles se dispersam e ficam a maioria do tempo da aula logados em redes sociais, o que faz talvez o professor pensar que seria impossível utilizar essas ferramentas mas se olharmos de outra forma podemos trabalhar questões como:
1) Quantas transformações o aparelho celular por exemplo sofreu até os dias atuais ?
2) Geograficamente em qual região se concentra a maior quantidade de usuários do aparelho celular?
3) Fazer a comparação em gráfico comparando o número de habitantes com de aparelhos?
4) Desenvolver o trabalho em grupo (Compartilhar o que sabe em relação a tecnologia )
5) O descarte do celular e das baterias como forma de não poluição do meio ambiente pode ser trabalhado em uma aula sobre cidadania.
6) Relação humana antes dos aparelhos celulares e depois dos aparelhos.
Assista abaixo um vídeo aonde a UNESCO defende o uso de aparelhos em sala onde tem escolas em São Paulo que adotou a prática ! (Reportagem retirada da olhar digital e retirada do youtube).
Esses são alguns pontos que podem ser trabalhado, chegamos a conclusão que a mais pontos positivos, que se usarmos de forma criativa obteremos um bom resultado final, iremos conciliar algo de agrado dos alunos com a matéria tornando a aula mais agradável para ambas as partes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário