Novas técnicas pedagógicas vem surgindo e tornando nosso ensino cada vez mais eficiente e quanto mais essas técnicas tiver algo que lembre o cotidiano do aluno o aprendizado se torna cada vez mais prazeroso, o ensino com jogos por exemplo pode estimular varias inteligência da criança !
Jogando a criança estimula:
- PSICOMOTRICIDADE (Favorecendo a concentração, atenção, engajamento e a imaginação).
Através do lúdico o professor pode desenvolver atividades que ajudará o aluno a funções que ele futuramente terá que fazer diariamente como por exemplo ir ao supermercado neste tipo de jogo podem ser trabalhadas questões como:
- Noção de quantidade.
- Autonomia.
- Lidar com o dinheiro.
- Oralidade.
- Noção de espaço.
- A criança tem sua primeira noção em como viver em sociedade.
As crianças podem ajudar a professora a organizar a sala trazendo as embalagens, organizando as sessões !
Com essas práticas a vontade e a curiosidade de aprender aumentam nos aluno e são nesses tipos de aprendizagem que a criança pode encontrar o estímulo que necessita e que realmente haja um aprendizado e para que ainda em casa olhe para a mãe e diga se ainda vai demorar bastante para ir a escola.
É mais agradável trabalhar e criar situações hipotéticas e vê como que elas agem nessas situações com no jogo citado a cima por exemplo a falta de dinheiro para determinado produto ? A professora deve questionar e levar a crianças a resolver esse conflito sozinha. Qual a melhor saída ? Posso sair sem pagar? Posso levar e depois pagar ? Lembre-se que nosso objetivo é formar alunos críticos, pensantes, questionadores, e que tenham princípios étnicos e morais, é importante que regras sejam criadas para a bom andamento da atividade.
1) Sudoku
Objetivo didático: formular hipótese e verificar se elas confirmam.
Objetivo do jogo: Preencher noves diagramas como noves casas cada um sem repetir os números de 1 a 9.
Participantes: Um
Como se joga: O jogador deve descobrir quais números de 1 a 9 devem ser usados para completar os espaços vazios, não pode repeti los dentro do quadrado menor e na linha e na coluna do quadrado maior termina quando todos os quadrados forem preenchidos.
imagem ilustrativa.2) Dominó
Objetivo didático: Antecipar a jogada do oponente calcular e escolher a melhor peça.
Objetivo do jogo: Terminar primeiro as peças que possui encaixando-as na de mesmo número já posta em mesa.
Participantes: De 2 a 4,
Como se joga: As peças são colocadas viradas para baixo e embaralhadas cada participante retira 7 delas e as guarda sem mostrar aos demais participantes o participante que tive 6 e 6 começa colocando-a na mesa, o jogador seguinte procura entre as suas uma peça entre as suas e a une ao jogo, dessa maneira se forma uma sequencia caso o participante não tenha a peça pega uma do monte que sobrou, vence que ficar sem peça nenhuma.
![]() |
imagem ilustrativa |
3) Quebra cabeça
Objetivo didático: Identificar peças e criar estratégias para montá-las e fazer escolhas
Objetivo do jogo:Sozinho ou em pequenos grupos identificar e unir peças para compor a figura.
Participante:Pelo menos 1
Como se joga: Individualmente ou em pequenos grupos os participantes deve identificar e juntar peças que quando encaixadas compõem um figura de referência do jogo, o número de peças e o detalhamento da imagem definem a complexidade da partida.
![]() |
imagem ilustrativa |
Como dissermos em um post anterior o mundo está um constante mudança então o jogo digital também entrará na nossa lista!
4) Jogo da memoria baixado pelo celular !
Nada melhor que unir novamente o útil ao agradável além da crianças está jogando um jogo que valoriza sua capacidade de concentração, atenção, raciocínio, observação com o aparelho celular que hoje em dia praticamente não vivemos sem
![]() |
imagem ilustrativa |
Esses jogos podem ser um ótimo estimulo e podem ser passado para ser jogados em casa e no dia seguinte na escola ter uma conversa compartilhada !
Nenhum comentário:
Postar um comentário